1. O que é Coaching?

business team work

O que é coaching?

 

É um universo muito amplo e com inúmeras definições, selecionamos um conceito mais puro e fidedigno de uma profissão que realmente tem contribuído para tornar o mundo um lugar melhor, mais preparado e qualificado.

 

Antes de passarmos para algumas definições, é interessante ter conhecimento de alguns conceitos:

 

 

 

Coach                         Profissional que exerce a profissão

Coaching                     O processo de desenvolvimento que o coach conduz

Coaches                      Plural de coach

Coachee                      Indivíduo que passa pelo processo de coaching

Cliente                        Sinônimo de coachee

 

Coaching é um processo que objetiva aumentar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa), trazendo uma maior consciência de suas ações e desta forma ser mais responsável aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (o coach) em uma parceria sinérgica e dinâmica com o cliente (o coachee).

 

Coaching é arte em criatividade e ciência em seus resultados. É um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas que visa facilitar o alcance de resultados extraordinários utilizados por um profissional devidamente habilitado. É uma metodologia que proporciona expansão significativa do desempenho profissional e produtividade pessoal. Coaching é sobre como sair de um ponto – estado atual – e chegar a outro ponto – estado desejado.

 

Os elementos chave do processo de coaching são: foco, ação, sentimento/sensação, evolução contínua e resultados. O coaching é uma metodologia focada na ação, que será praticada pelo cliente para a realização de suas metas e desejos.

 

O coachee planeja junto com o coach e depois pratica sozinho ações que visam o desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências. O coach vai acompanhar sua evolução e seu desempenho, ajudando a pensar em ajustes necessários e equipando-o com ferramentas para a expansão de suas competências.  O processo de coaching lança mão de:

 

1.       Exercícios de investigação, reflexão e conscientização.

2.       Descoberta pessoal dos pontos a serem desenvolvidos e das qualidades.

3.       Aumento da consciência de si mesmo.

4.       Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida.

5.       Estrutura e foco.

6.       Feedback realista.

7.       Apoio.

 

O coaching desenvolve e aprimora o potencial do indivíduo para que este maximize seu desempenho e realize o que antes acreditava ser impossível.

 

“Nenhum líder, por melhor que seja, poderá continuar a menos que vença suas batalhas. São suas batalhas que decidem.”

Vince Lombardi

 

O Coach não é o profissional que irá ser o fator motivacional, e sim, irá despertar a motivação interna de seu coachee.

 

Pode-se definir coaching em diversas maneiras, mas a essência do coaching é: apoiar uma pessoa, grupo ou empresa de modo a desenvolver atitudes que a levem em direção ao objetivo que deseja. O coaching motiva, orienta e apoia as pessoas em todos os níveis, de modo que possam se tornar o melhor que podem ser.

 

Algumas definições de coaching

“Coaching é antes de tudo acreditar no potencial do ser humano, utilizando o poder das perguntas, extraindo novas percepções e insights e produzindo uma maior consciência. Envolve aprendizado, comprometimento e foco ajudando a aprender em vez de ensinar.”

 

Kotaro Tuji

 

“Coaching é uma relação de parceria que revela / liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas.”

 

Timothy Galwey

 

“O Coach é um profissional habilitado a gerar grandes transformações em seus clientes, afinal, não se é possível alcançar grandes objetivos sem grandes mudanças. Neste ponto, o coaching pode ser definido como a maestria do autotreinamento, pois sem motivação, disciplina e responsabilidade o único lugar a ser alcançado é sempre o mesmo lugar.”

João Alexandre Borba

 

“O Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo o seu desempenho. Consiste em ajudar-lhe a aprender em vez de lhe ensinar.”

 

John Withmore